Vishuddha, ou, Chakra Laríngeo, significa "Purificação" em sânscrito e está localizado na base do pescoço.
Esse chakra é responsável pela vibração, som, expressão, voz interior, comunicação, honestidade e coragem.
Seu elemento é o ar em vibração, enquanto som, e esse chakra e tão importante para nosso crescimento espiritual e físico que o simples trabalho com ele nos faz entender coisas como 'o que é real', por exemplo.
Vishuddha age diretamente sobre a Glândula da Tireóide, a glândula do metabolismo. Por esse estudo concluímos que esse chakra regula nosso tempo e desenvolvimento. Manter ele sempre equilibrado nos ajuda em sermos pessoas com propósitos, expressivas nas artes, na comunicação, na sincronia.

Por ser um chakra que trabalha com a verdade em nós (entendemos que a voz é verdadeira quando bem equilibrada. Uma voz saudável só profere palavras saudáveis, logo, verdade saudáveis) ele é bloqueado pelas mentiras que contamos a nós mesmos e pela indecisão.
Tratar esse chakra requer uma comunicação sincera conosco e procurar alguma forma de nos expressarmos, se a timidez for grande ainda, através da arte, música, literatura.
Fisicamente falando devemos comer muitas frutas.
Como já passamos por um conhecimento prufundo do ego em Manipura e consequentemente transcendemos o EU em Anahata, não é dificil para nós mantermos essa comunicação sincera e sem mentiras conosco.

Esse chakra trabalha a realidade. Como? Quando estamos com Vishuddha equilibrado, nossa comunicação interior fica mais fluente, nossa coragem para nos expressar fica mais evidente, dentro disso nossa mente começa a fazer perguntas como: o que é real? Se essa é a verdade, ela é real? A verdade está ligada a realidade das coisas?

Mas a vida já existia quando nem fazíamos ideia do que era vida. A realidade já existia sem o nosso ponto de vista. Então, o que é real? Vishuddha nos responde, basta estarmos prontos para a resposta.
Para Vishuddha eu uso aquamarine ou safira para tratar o equilíbrio, da mesma forma que trato os outros chakras.
Espero transcendermos o 'Real' através desse chakra e então entender que a realidade é muito mais do que nossos olhos mortais vêem.
Céad mille fáilte e namastê!