"Eu creio que Frigg conhece todos os örlög, embora ela não diga nada." Völuspá, 29

Defumação: o que é? como fazer? para quê serve?

 
Um dos milhões de hábitos que a igreja herdou de nós, com certeza, foi a defumação. Com a diferença de que nas nossas defumações a impressão de que vamos nos transformar em presuntos defumados é mais nítida. As vezes eu me perco no meio da fumaça, mas adoro essa penumbra fumacenta. Dá um conforto tão grande. 

  O uso de defumação com incensos é um habito antigo e está presente nas varias vertentes de religiosidades. Entre as religiões monoteístas mesmo, existem varias cerimonias em que se usa incenso como se não houvesse amanhã. 

  Defumar um ambiente nada mais é do que queimar algo que faz bastante fumaça num comodo fechado, ou numa casa inteira, ou em um templo. O ato de usar a fumaça de maneira ritualistica pode, ao mesmo tempo, atrair os Deuses bem como afastar presenças prejudiciais, negativismos, pessimismos. 

  Não existe nada mais fácil do que preparar uma defumação digna de uma feiticeira milenar. Você vai precisar de: óleo (podendo ser até de cozinha, já que é feito de soja, girassol, canola, etc.), papel que queime rápido (que vai servir de pavil) e as ervas ou cascas de madeira ou quaisquer materiais que usaremos para atrair ou afastar energias. 

  Como fazer? 

  Primeiro de tudo: coloque música. Nada mais purificante do que uma boa música antecedendo qualquer ritual!

  Num pote (e nisso eu te aconselho a usar um pote de barro, se você não tiver caldeirão, ou se o seu caldeirão já for um pote de barro meu caso) coloque os materiais que você vai usar para a defumação: ervas, cascas, etc. Depois faça um copinho com o papel e coloque no meio do caldeirão/pote com óleo dentro (não precisa ter dó do óleo, pode exagerar!!). Daí é só acender. 

  Dependo das ervas que você estiver usando pode ser dificil para pegar fogo logo de cara. Por isso o óleo no copinho de papel que você fez. Quando for acender seu defumador, acenda o papel e não as ervas direto. O óleo vai manter o fogo aceso por muito tempo e as ervas vão sendo consumidas por completo. 

  Para ajudar (dica pessoal) vai assoprando de levinho por cima das ervas em brasa. Vira um fumacê só! É ótimo para os ambientes mais carregados!

  Eu uso muito lavanda, casca de acácia, e raízes para defumação. Além do perfume, claro.

  Teve gente doente em casa recente? Defuma a casa depois que não tiver ninguém doente mais.

  Acabou de limpar a casa e sentiu que só um incenso de vareta não foi o suficiente para terminar a limpeza? Defuma a casa toda!

  Está com bloqueio criativo, ou tem problemas te tirando o sono? fumaça neles!!! 

  Eu costumo dizer que nada sobrevive a uma boa defumação. Façam seus testes aí e me contem depois. :D


Céad mille fáilte! Namastê! Saravá! Blessed!