"Eu creio que Frigg conhece todos os örlög, embora ela não diga nada." Völuspá, 29

Manipura e a nascente da nossa vontade.

  Manipura, ou Chakra do Plexo Solar, significa "jóia brilhante" em sânscrito e está localizado exatamente no nosso plexo solar.

  Ele é o grande responsável pela nossa auto-confiança, nossas vontades, nossa liberdade, nossa identidade e nosso ego. 

  Representando o elemento fogo, ele é a fonte de tudo o que queremos: objetivos, metas, planejamentos, o que nós queremos num futuro próximo. E é ele que entende o caos.

 
Nossos grandes sonhos nascem em Manipura como um fogo ardendo dentro de nós, nos impulsionando a fazer todo o necessário para satisfazermos o dragão da nossa vontade. 

  É ele que cuida da nossa confiança, carisma, força, humor e liderança e também revitaliza nosso corpo.

  Os orgãos responsáveis por tudo isso são: pancreas, vesícula bilear e glândulas suprarrenais. Essas últimas são responsáveis pelo processo de transformar proteínas e gordura em glicose, ou seja, energia, ou seja, força, confiança, liderança.

  Como ele é um chakra que trabalha nossa auto-confiança, ele é bloqueado pela vergonha, desapontamentos, raiva ou timidez.
  
  Tratamos Manipura com muito amído e carboidratos. E no emocional, fazendo artes marciais ou outro tipo de atividade que envolva adrenalina. Um exercício muito bom e com resultados imediatos para esse chakra, é escrever todas as nossas raivas e mágoas em um papel, ler e depois queimá-lo. Outro exercício muito eficaz é simplesmente chorar em filmes tristes. Independente se estivermos ou não acompanhados. As lágrimas amenizam o excesso de fogo do nosso corpo e isso equilibra Manipura.

  O desequilibrio desse chakra costuma trazer problemas nos rins, fígado e estômago.
  
Uso bastante uma pedra olho de tigre sobre o chakra, mentalizando uma luz muito forte e amarela sendo canalizada através da pedra para o ele. 

  Manipura é o nosso umbigo cósmico. É através dele que recebemos a energia do cosmo e a digerimos e espalhamos pelo nosso corpo bio-elétrico. Manter ele sempre bem equilibrado é importante para continuarmos sendo alimentados com as energias sutis da natureza. 

  Espero que através de Manipura possamos transcender nossa vontade e possamos entender o que é realmente importante para nossa passagem por essa existência.

 Céad mille fáilte e namastê!