"Eu creio que Frigg conhece todos os örlög, embora ela não diga nada." Völuspá, 29

O que é Deus?

  Essa é uma questão milenar e que com certeza tira o sono e acaba com a amizade de muita gente. "Nossa mas o que Deus tem a ver com brigas entre amigos?" Você poderia me perguntar e eu te respondo. O problema não é Deus ou Deusa, o problema é que o ser humano se animalizou tanto com o passar dos anos que já não consegue conversar sobre conceitos adversos sem provocar uma boa briga. Para simplificar vamos dizer que a amigue está lá toda faceira adorando o tênis novo que comprou pagando com vários salarios mínimos e que tem 5748190748 cores diferentes, enquanto a outra amigue, que só veste preto, está com um sapato novíssimo e que custou só 1/3 do salário. A amigue de preto VAI dizer que gastar tanto com uma coisa que só vai usar de vez em quando é idiotice enquanto a amigue mega/super/über cluber vai dizer que idiotice é comprar tudo da mesma cor para ficar parecendo que está sempre com a mesma roupa. O barraco vai estar armado e o final dessa discussão VAI ser a grana gasta ou não gasta. Enfim, no assunto Deus, ou em qualquer outro assunto em que envolva pontos de vista, humanos vão brigar com humanos até que não sobre um fio sequer no picumã de cada um! E depois de os argumentos ficarem redundantes por toda eternidade, amizades serão desfeitas, famílias serão divididas e a porra do assunto inicial ninguém vai lembrar!

  O que quero dizer com tudo isso? Que quando o ser humano parar de alimentar os conceitos de "certo" e "errado" esses ataques de palancas vão terminar e só assim vamos conseguir manter um diálogo realmente adulto.

  E falando em polêmicas, brigas, pontos de vista, me fala: para você o que é Deus?

  Levando em consideração que o ser humano, especialmente o brasileiro, tem a estranha mania de interpretar TUDO o que lê para a vantagem do próprio rabo e nada mais, eu perguntei "O QUE É"  e não "QUEM". Desculpem a grosseria mas esse lance do "jeitinho brasileiro" está me deixando careca de tanto desgosto.

  Vamos lá: O que é Deus? Em primeiro lugar Deus é um ponto de vista, mas diferente do que lemos acima NÃO deve ser motivo para guerras santas. Nós enquanto feiticeiros não temos um só Deus, temos uma Deusa Suprema, e varios outro Deuses e Deusas dependendo do panteão que cada um se identifique. Logo, essa pergunta vai fazer a cabeça de muita gente girar por aí.

Vamos analisar alguns diferentes conceitos de Deus em algumas vertentes.

  Para os cristãos mais tradicionais, Deus é um ser muito (vejam bem, MUITO) acima de nós e que pela sua benevolência e de seu filho Jesus ele olha para nós e nos protege e tudo mais que nós já sabemos, visto morarmos num país de maioria cristã, logo, esse conceito ser bem difundido. Mas as características que gostaria de frisar é que para esses cristãos Deus é: Inalcançável (no sentido de entendimento, afinal um simples ser humano NUNCA vai entender Deus) e Inacessível (afinal só através de Jesus nós chegamos até Ele). 

  Para os cristãos mais "recentes": renovação carismática católica, protestantismo, evangelismo brasileiro, espirita, testemunhas de jeová, entre algumas outras, Deus já não é mais inacessível, afinal nós temos todo o conhecimento e desenvolvimento necessário para não precisarmos mais de intermediários, mas ele ainda é inalcançável porque apesar de todo o conhecimento que o ser humano tem Ele e só Ele é Deus. Um ser infinitamente superior.

  Para o candomblé os Deuses são tão acessíveis que até incorporam! Mas já não são tão facilmente alcançáveis pois ainda se utilizam de rituais para que toda essa incorporação aconteça.

  Para quem segue o panteão nórdico, os Deuses são tão acessíveis e alcançáveis que quando se morre com honra e dignidade você se alimenta na mesa JUNTO com Eles e participa de jogos e festas como um igual a Eles!!!

  Esses são alguns do pontos de vista com que convivo desde que me entendo por gente. O que EU acredito? Bom, eu acredito que no início desse nosso círculo evolutivo, onde a terra se encontra, existiram seres realmente evoluídos que participaram na construção de todo ele e que alguns ficaram para cuidar de tudo. Esses que ficaram criaram dois guardiões para o planeta terra que são nossa Mãe-Terra e nosso Pai-Céu (independente do nome que você dê para eles) e consequentemente eles criaram todos os outros Deuses para cuidar cada um de seu assunto. 

Agora a pergunta que vai fazer sua cabeça ferver mais que ecstase em rave: QUEM ESTÁ CERTO? 

  Lembra do que falamos no começo da matéria? VAMOS esquecer de certo e errado e ouvir um pouco, pelo menos um pouco, nossa voz interior. Aquele guia que temos desde sempre que nos protege e nos guia. Aquela que nos consola e nos ouve independente da situação. Vamos dar lugar para a opinião do nosso outro EU. 

  Com o passar do tempo nos esquecemos de coisas importantes. Quem está certo? Quem está errado? O que é certo? O que é estar certo? Como identificamos o errado? Quais os sinais de que algo está tendo resultados beneficos ou maléficos? A eletricidade pode tanto iluminar sua rua para que ninguém tente de estuprar a noite quanto serve para matar alguém numa cadeira elétrica. Será que quem descobriu a eletricidade fez errado, já que ela é usada para matar? 

 Eu já respondi a questão "Divindade" para mim mesmo dentro de um ritual com ayahuasca. E é tão simples a resposta que chega a ser infantil. 

  Essas são questões que estão intimamente ligadas com Sahasrara, o chákra coronário. Responder a essas questões não só nos faz entender Deus, Deusa, Divindades como nos revela o nosso próximo passo para a nossa evolução pessoal e física. Estamos preparados para essa carga informativa? Se sim, então que comecemos a meditar para responde-las, se não, então é bom tomarmos cuidado quando formos abordar esse assunto. Responder "O que é Deus" pode desbloquear uma avalanche de conhecimento que nem todos estamos evoluídos o suficiente para continuarmos os mesmos depois.

  
"Nós somos Deuses em construção"


  DEUS


Céad mille fáilte! Namastê! Saravá! Blessed!